Três tendências de comunicação corporativa para 2023

Você tem ideia de quanto uma boa reputação corporativa pode corresponder ao valor de mercado de uma marca? De acordo com um estudo da Oxford University, até 80%.

Uma das formas de garantir bom conceito para uma marca é através de comunicação corporativa estratégica. Desta maneira, a empresa consegue:

  • Transmitir sua postura, decisões e práticas de forma clara e eficiente
  • Minimizar ou evitar ruídos
  • Garantir o posicionamento desejado frente aos stakeholders
  • Proteger o negócio em situações de crise

Todos os anos são apresentadas tendências de comunicação nas empresas. Elas mudam a todo momento (e precisam mudar!), uma vez que o contexto histórico, sociocultural, humano e as necessidades corporativas e do mercado estão sempre em movimento, se remodelando. 

Sob o guarda-chuva de um cenário cada vez mais colaborativo, entenda a amplitude da comunicação corporativa e confira três tendências para 2023.

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Comunicação corporativa: por que ela é importante?

Estratégias e práticas para impactar diferentes públicos de uma organização por meio da comunicação. Essa é a definição de comunicação corporativa, ou empresarial, uma ferramenta eficiente para aproximar os públicos, desde o colaborador até investidores.

Por meio dela, a organização consegue informar o que deseja com clareza e se posicionar sobre cultura, desempenho, produtos, serviços e ações, tanto interna como externamente. 

O principal objetivo das estratégias nesse sentido é cobrir diferentes canais e plataformas com informações da empresa, aumentando a visibilidade e fortalecendo a marca perante os stakeholders.

Três tendências da comunicação empresarial 

1. Employee advocacy

A função dos famosos influenciadores digitais trazida para dentro de casa. Isso é o employee advocacy, ou embaixadores da marca: quando os próprios colaboradores atuam como defensores da marca, disseminando iniciativas e ações para o fortalecimento da empresa. 

É uma forma de mídia gratuita e espontânea, com impacto interno e externo. De acordo com a Consultoria Gartner, 90% dos negócios B2B terão programas de employee advocacy em 2023.

 

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2. Conteúdo humanizado

Um levantamento da consultoria norte-americana McKinsey (2021) mostrou que 71% dos consumidores esperam comunicação e interações personalizadas. Essa expectativa também existe no cliente interno – nos colaboradores. Manter uma comunicação amigável, leve e, dependendo do tema, até mesmo descontraída, gera aproximação e sentimento de pertencimento. 

Uma das formas de colocar isso em prática é através do storytelling nas narrativas, entregando conteúdo através de histórias, analogias, gamificação ou até acionando a emoção para envolver tanto colaboradores quanto clientes.

 

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3. Cultura data driven

Coletar informações sobre perfil, preferências e comportamentos, saber interpretá-las e usar essa base de dados confiáveis para tomar decisões. Assim agem empresas com cultura data driven, em tradução livre, orientada por dados. Um estudo da consultoria McKinsey prevê que até 2025 essa cultura será comum na maioria das empresas, sendo utilizada para otimizar processos, direcionar estrategicamente as organizações e criar experiências diferenciadas para clientes e colaboradores.

O uso eficiente de dados se aplica também à comunicação corporativa, pois possibilita a entrega de conteúdos com informações envolventes e formatos específicos para cada público, seja ele interno ou externo. Quais temas geram mais interesse? Engajamento? Interações? O que gera avanços nas etapas da jornada de compra? O que contribui para a melhora da produtividade dos colaboradores? Analisando corretamente dados e informações de seus públicos, você conseguirá essas respostas. 

Importante destacar que a coleta de dados deve ser feita em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo a privacidade de todos os envolvidos.

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