A popularização do Inbound Marketing reforçou uma necessidade comercial que muitas empresas ignoram em suas estratégias de vendas e expansão: a produção de conteúdo. Embora as companhias entendam a necessidade de produzir conteúdo para atrair novos negócios, muitas ainda consideram que informar potenciais clientes sobre seu ramo de atuação é entregar o ouro ao ladrão. Em outras palavras, muitas empresas e empreendedores pensam que compartilhar seu conhecimento é perder negócio. “Se o meu target entende bem do que eu faço, ele resolve fazer por si só ao invés de me contratar”.
O marketing de conteúdo prega o contrário. Quanto mais autoridade a marca tiver para falar sobre seu produto ou serviço, maiores são as chances de conquistar novos negócios através do impacto que o conteúdo causa. Este impacto é o que chamamos de relevância. Você sabe o que torna um conteúdo relevante? Confira abaixo.
Relevância e engajamento não são a mesma coisa
Muitas empresas acreditam que ter relevância é o mesmo que ter muitos likes e shares nas redes sociais. Não é. Ser relevante é construir a reputação da sua marca, em ambiente on ou offline, de modo a ser lembrado pela excelência na condução de seus negócios. Em ambiente digital – site, blog, redes sociais, materiais ricos, vídeos, etc – a relevância da marca é mensurada a partir do impacto que o conteúdo causa no ambiente onde ele é compartilhado.
Por exemplo: um site é bonito, mas não deixa claro o que a empresa faz, não é relevante. Se o blog não gera tráfego orgânico, ele não é relevante. Se os canais nas redes sociais não têm engajamento, eles não estão sendo trabalhados de forma relevante. Se ninguém baixa os materiais ricos, eles não são relevantes. Se a taxa de abandono dos seus vídeos é muito alta, sua produção não é relevante.
Seguindo este raciocínio, relevância é igual a interesse. Quando o assunto é interessante, seu público-alvo sempre terá uma forma de encontrá-lo na web. Um conteúdo relevante engaja naturalmente.
Anúncios conquistam audiência, não relevância
Investir em anúncios é a forma mais simples de aumentar a audiência. Mas caso seu produto ou serviço seja extremamente segmentado, ter uma grande audiência não vai te ajudar a vender mais. É preciso educar essa audiência sobre sua atuação. Convencê-la de que você ou sua empresa são especialistas em da área, deixar claro seus diferenciais ante seus concorrentes.
Em marketing digital falamos de atração e conversão para exemplificar isto. Os anúncios trazem público para seu canal. O seu conteúdo, em todos os formatos que ele for apresentado, é responsável por converter esse público conquistado em leads de venda e qualificá-lo em etapas que indiquem o interesse e intenção de compra.
SEO ajuda, mas não é responsável por conquistar relevância
Os mecanismos de busca criaram ferramentas de leitura que indicam quais conteúdos oferecem resultados mais completos para a questão feita no momento da pesquisa. Os resultados mais relevantes aparecem nas primeiras opções de links. Se o primeiro resultado for indexado pelo Google, seu conteúdo aparece em um box de destaque. Isso se dá por conta do SEO.
Repetição e imagens nomeadas de acordo com palavras-chave trabalhadas, links internos e externos, quantidade de caracteres utilizados no texto, frequência com que o site utiliza àquela mesma palavra-chave em outros conteúdos são algumas das análises feitas pelas ferramentas de busca na hora de rankear um site.
Melhorar a estratégia de SEO é uma forma de atrair mais público para seus canais, mas isso não garante que o conteúdo seja relevante. Procure transmitir seu conhecimento de forma adequada; cada canal tem suas particularidades e é interessante que seu material esteja ajustado a essas características. Utilize recursos que tornem o conteúdo mais atrativo, como imagens, vídeos, áudios e afins. O formato do conteúdo influencia muito na relevância. É importante entender se o texto é um artigo de blog ou de Pulse, por exemplo. Invista em diferentes modelos de conteúdo e em diferentes plataformas. Como os mecanismos de busca e as redes sociais possuem inteligências que escaneiam seu material, quanto mais você falar sobre um determinado assunto em diferentes plataformas, mais relevância você conquista.
Conquistar relevância é um processo de longo prazo
Lembre-se: relevância é construção de imagem. É um investimento de tempo, dedicação e disposição para dividir seu conhecimento. Conheça os canais disponíveis, a forma de comunicar em cada um deles, analise seus concorrentes e planeje seus passos para aumentar sua audiência e gerar novos negócios.
Entenda que um bom planejamento guia o início da sua estratégia de conteúdo, mas é a constante análise de resultados que indica os melhores caminhos a serem seguidos. Veja quais temas conquistam mais rápido a uma boa audiência e procure trabalhar melhor estes assuntos. Desta forma sua estratégia se mantém sempre atual e sua marca conquista o espaço que você quer nas plataformas digitais.