O crescimento do marketing de influência: entenda os motivos do sucesso

Por: Jussara Loguercio/ Idee Informação Corporativa

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Com o potencial de alcance das redes sociais ao redor do mundo, está cada vez mais em voga a força do influenciador digital. Só no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas – cerca de 6% da população – se consideram influenciadores e possuem a partir de 1000 seguidores. No Instagram, são mais de 10,5 milhões, o que coloca o Brasil em primeiro lugar no número de influenciadores na rede social, de acordo com dados da Nielsen.

Outro levantamento, das agências Hootsuite e We Are Social, mostram ainda que o Brasil é o segundo país com usuários que mais seguem influenciadores digitais no mundo (44,3%). Estamos atrás apenas das Filipinas, com 51,4%.

O marketing de influência já existe há muito tempo, embora o conceito tenha ganhado visibilidade com o surgimento dos influenciadores digitais. Quando algum conhecido fala do benefício de um produto ou serviço, essa indicação dá mais segurança e confiança para a aquisição, correto? Assim fazem também os influenciadores. A diferença é que assumiram esse papel em canais com alcance muito maior e ainda monetizaram suas indicações.

Por que o mercado do marketing de influência está crescendo tanto

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Mais de US$ 16 bilhões. Esse é o valor que o marketing de influência movimentou globalmente em 2022, segundo estimativa da Influencer Marketing Hub.

Alguns fatores têm contribuído para o sucesso dos influencers. Um deles é a quantidade, cada vez maior, de pessoas com acesso à internet, especialmente pelo celular. Atualmente, mais de 92% dos usuários no mundo se conectam pelos smartphones. Os aplicativos de troca de mensagens e as redes sociais são os tipos de canais mais acessados (cerca de 95% desses usuários). Os dados são da Global Overview Report 2023.

Outro fator é a essência do ser humano. Somos seres sociais, gostamos de nos relacionar e estabelecer trocas de experiências. Isso é oferecido pelos influenciadores, que mantêm interações constantes (proximidade) com seu público.

Além disso, quando a “propaganda” de um produto é feita por um influenciador, a linguagem e o formato utilizado desperta mais interesse do público. Isso acontece porque, muitas vezes, o influenciador mistura sua vida pessoal, o conteúdo e a publicidade. Essa mescla deixa a intenção de venda mais leve, atrativa e menos escancarada. O resultado se eleva ainda mais de acordo com o grau de credibilidade e confiança que a personalidade digital já construiu com seu trabalho.

Como os influenciadores digitais engajam

As constantes transformações sociais impactam diretamente na forma como as marcas precisam se relacionar com os públicos que desejam conquistar. O mercado do marketing deve, portanto, acompanhar tendências, mudanças de comportamento, prioridades e preferências, adaptando seus formatos, tom de voz e discurso.

Uma pesquisa da Forbes mostrou que 92% dos millenials, ou geração Y, confiam mais no que uma pessoa que nasceu e cresceu na internet tem a dizer do que na fala de uma celebridade. Portanto, não basta ser útil, conhecida e usar pessoas famosas como representantes de seus produtos. A marca que deseja se destacar deverá contar histórias que façam sentido, tenham valor e com porta-vozes que gerem identificação com os consumidores, especialmente quando o público-alvo é mais jovem.

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Nesse sentido, os influenciadores digitais atendem a algumas mudanças na maneira como as pessoas preferem consumir:

– Vídeos e entradas ao vivo mostrando a rotina, o dia a dia e como determinados produtos fazem parte daqueles momentos;

– Conteúdos reais e que causam identificação com o público;

– Não usam apelos tradicionais de vendas, como “compre agora”, “experimente já”, “você não pode perder essa oportunidade”, etc. O modelo é mais sutil, com outros tipos de CTA e storytelling atrativo.

Importante ressaltar que, embora pareça um universo em que qualquer marca possa vender mais, é fundamental uma análise cuidadosa antes de se associar a um digital influencer. Muitos estão se profissionalizando, têm foco em determinado nicho de atuação e clareza do seu papel. Mas vale lembrar que estamos falando de pessoas com potencial para influenciar milhares de outras não somente a tomarem decisões de compra, mas também a mudarem o estilo de vida, conduta e opinião.

A Idee Informação Corporativa é uma agência com expertise em assessoria de imprensa e comunicação corporativa – com foco em branding e comunicação interna. São 20 anos de história, ajudando clientes de diversos segmentos a se posicionarem e entregarem suas mensagens de maneira clara, por meio dos canais corretos para cada público-alvo.

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