Embaixadores da marca: saiba como montar a equipe ideal

Por: Jussara Loguercio / Idee Informação Corporativa

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Sabe aqueles colaboradores que são apaixonados pela empresa na qual trabalham? Pois é, eles podem ser muito mais do que isso. Eles são fortes candidatos a serem embaixadores da sua marca.

Eles participam de diversos grupos, estão sempre animados com as novidades e são cheios de energia. Também são os primeiros a verem as comunicações corporativas e a  alertarem os demais para que fiquem por dentro do que está rolando.

Um estudo da Weber Shandwick (empresa global de relações públicas) apontou que 21% (1 em cada 5 colaboradores) têm esse perfil. Outros 33% têm potencial para desenvolverem essas atitudes, desde que motivados para este fim.

O que os embaixadores da marca fazem

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Eles usam sua voz para credibilizar a marca dentro e fora da organização. No dia a dia, motivam seus colegas a participarem das iniciativas e a entregarem sempre mais. Nas redes sociais, usam seus perfis para compartilhar sua realidade no trabalho, fortalecendo a imagem da empresa.     

Os embaixadores são verdadeiros defensores da marca (employee advocacy). A empresa que adota essa estratégia terá aliados: uma legião de colaboradores fiéis e dedicados a:

– Mobilizar e engajar o restante do time para as ações internas da empresa;

– Entregar resultados acima da média, elevando o ritmo dos demais colaboradores;

– Atrair novos talentos para trabalhar na empresa e ajudar a reter os que já estão na casa;

– Aquecer leads, sendo o primeiro contato de potenciais clientes.

Embaixadores da marca na prática: montando seu time

O primeiro passo para formar sua equipe de influenciadores internos é mapear seus colaboradores. Desta forma, você saberá quem tem potencial para assumir essa função. As principais características deles são:

– Conhecem, praticam e disseminam os valores da empresa;

– Utilizam suas redes sociais para evidenciar as campanhas e ações da organização;

– Fazem questão de se envolver com as iniciativas propostas, inclusive liderando-as;

– Têm bom relacionamento e popularidade, são bem-vistos entre os colegas e as lideranças;

– Engajam e motivam facilmente as pessoas ao seu redor.

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Também é fundamental ter em mente quais mensagens serão propagadas pelos embaixadores. “O que a empresa espera deles?” é uma pergunta que precisa ter resposta clara para a organização e para os defensores da marca.

E por fim, para garantir um time de embaixadores vencedor:

Garanta um time plural: diferentes perfis, áreas de atuação, níveis hierárquicos, gênero, ideologia etc.;

– Envolva seus líderes: eles são fundamentais na identificação, motivação e comunicação com o time;

– Capacite: promova encontros, workshops, sessões de alinhamento em locais diferentes. Isso motiva a equipe de embaixadores e os prepara ainda mais para a função;

– Tenha um guia de boas práticas: ter regras e diretrizes claras é fundamental para garantir que os embaixadores serão bons representantes da marca. Um guia ajudará a nortear as ações, tom de voz e comunicações replicadas pelo grupo.

A estratégia de formar um grupo de embaixadores para sua organização vai além do marketing e da comunicação. Trata-se de uma estratégia de gestão de pessoas.

Ter embaixadores significa ter pessoas que enriquecem a cultura organizacional e que influenciam outras a seguirem o mesmo caminho.