Todos os dias profissionais da comunicação elaboram conteúdos para os mais diversos públicos e interesses. Jornalistas, editores, redatores e profissionais de assessoria de imprensa pensam, trocam informações e trabalham juntos para comunicar informações sobre figuras públicas, empresas e governo de forma clara, coesa e concisa. A este processo, chamamos de construção de notícia. Entenda abaixo como isso se dá.

Criação da pauta

Toda notícia passa por um processo de criação que começa pela definição do tema. Jornalistas e assessores de imprensa costumam identificar o que é de interesse público em um projeto, empresa ou agenda de figura pública. A partir daí, é desenvolvida a pauta.

Quando criada pela Assessoria de Imprensa, a proposta de notícia é oferecida aos veículos considerados estratégicos para os interesses de seu assessorado. Desta forma, fica a cargo do assessor entender quais canais de mídia podem oferecer os melhores retornos e desenvolver o conteúdo informativo com respeito e aderência ao tema proposto.

Há também a opção de pauta reativa ou suítes. A pauta reativa é pensada pelo jornalista ou veículo de comunicação que pretende explorar a um determinado tema e, para isso, procura personagens que ofereçam detalhes para a produção de conteúdo, pontos de vista diferentes dos já trabalhados em matérias anteriores e assim por diante.

Formatos e entrevistas

Além de identificar a informação que é de interesse público e, portanto, deve ser trabalhada, jornalistas e assessores de imprensa precisam entender quais formatos são mais adequados para a divulgação de uma notícia. Por exemplo: uma marca que está lançando um produto novo se beneficia mais de fotos e vídeos que de um spot em rádio. Já um advogado pode se beneficiar do formato radiofônico.

Cabe aos produtores de conteúdo entender se a pauta trabalhada vale uma nota, matéria ou mesmo grande reportagem. Alguns fatos podem auxiliar na hora de determinar o formato que essa notícia será transmitida ao público: a urgência da informação, os desdobramentos possíveis, o domínio das fontes sobre o tema, a audiência que este assunto pode alcançar e aí por diante.

O retorno esperado

O jornalismo entende que informar o público e iniciar diálogos sobre os temas propostos nas matérias é o retorno esperado. Tanto para assessores de imprensa quanto para redatores, editores e repórteres, o debate acerca de um determinado tema é o melhor caminho.

A audiência pode ser mensurada de diversas formas: sejam as métricas estudadas como estatística e ibope, seja o boca a boca. No fim das contas, o que os profissionais de comunicação envolvidos no processo de criação de uma notícia esperam é que o público tome ciência do assunto proposto e que isto reverbere de maneira positiva: seja em novos desdobramentos da pauta, novos negócios para o assessorado e assim por diante.

A Ideias & Efeito tem um time de Assessoria de Imprensa formado por jornalistas que pensam pautas, refinam sugestões e estabelece relacionamentos entre clientes e jornalistas. Ao colocar a notícia em primeiro lugar, desenvolvemos conteúdos que fortaleçam a imagem de nossos parceiros perante a imprensa e alcançamos bons resultados. Conheça nosso portfólio.

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