Bastidores da Assessoria de Imprensa: o que é necessário para emplacar pautas na mídia

Por: Jussara Loguercio / Idee Informação Corporativa

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Quando um cliente pergunta ao nosso time de assessoria de imprensa o que é necessário para emplacar suas pautas na mídia, costumamos começar explicando como se dá o fluxo de trabalho até chegar no ponto de conquistar abertura com os principais veículos de comunicação para aquele segmento.

Além de emplacar as pautas relevantes de clientes na mídia de forma espontânea, um dos principais desafios dos assessores de imprensa é familiarizar o assessorado sobre o modus operandi de como se constrói um relacionamento de confiança com a imprensa. E que isso leva um certo tempo.

Quando o cliente compreende o processo, a velocidade necessária para alguns retornos, a calma exigida para outros, a parceria flui e os resultados se tornam mais frequentes.

É importante que as equipes de assessoria de imprensa informem seus clientes que a caminhada precisa ser estratégica e pensada a longo prazo:

Paciência e dedicação são imprescindíveis até que seja criado um vínculo positivo com a imprensa;

Flexibilidade de agenda por parte do assessorado é fundamental, especialmente no início do trabalho, pois o timing da imprensa é diferente (e pode mudar a qualquer momento). Muitas vezes os pedidos surgem hoje e precisam ser respondidos para “ontem”;

– É necessário construir credibilidade (com relacionamento consistente, releases e sugestões de pauta de valor) e tempo para conquistar os espaços importantes nos principais veículos. É um trabalho estratégico e contínuo.

Uma relação de confiança não é conquistada em poucos dias. Contudo, se cada etapa for executada com afinco, a imagem da empresa ficará fortalecida perante os veículos de comunicação e os resultados surgirão cada vez com mais rapidez e frequência.

As pautas vão entrar se...

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– A empresa e seus porta-vozes forem conhecidos: tanto pelos veículos quanto pelos repórteres. Isso acontecerá se os pontos que destacamos anteriormente tiverem sido respeitados e se houver constância na caminhada de construção da credibilidade.

– Houver qualidade das informações transmitidas e frequência de produção e entrega de sugestões de pautas: os resultados desse trabalho são fundamentais para gerar aproximação com os meios de comunicação, especialmente quando falamos de qualidade e relevância das informações – afinal, boas fontes são essenciais para os jornalistas e eles voltam todas as vezes que identificarem que aquela fonte pode ser interessante para a matéria em questão. A tendência é que os releases, as sugestões de pauta e os porta-vozes tenham cada vez mais abertura e as publicações se tornem mais frequentes com o passar do tempo.

– O assessorado estiver disponível: se todo o trabalho anterior for bem-feito, chegará o momento em que os veículos buscarão a empresa ou suas fontes para pautas. Quando isso acontecer, é preciso sensibilidade para entender a necessidade de ajustar a agenda para atender à imprensa. As oportunidades não esperam muito até serem perdidas. Há muito esforço dos assessores para conseguir abertura e é preciso flexibilidade dos assessorados para não deixar de entrar nas portas que se abrirem.

Dica bônus: o valor da notícia

O release e a sugestão de pauta enviados à imprensa precisam ter relevância (para o veículo e para a sociedade) para gerar os resultados esperados. Informações puramente institucionais não rendem frutos. Muito pelo contrário, descredibilizam a empresa e os assessores perante os veículos de comunicação e os jornalistas.

Divulgação de material publicitário não é trabalho dos assessores, mas sim inovações que sejam de interesse da sociedade, projetos com impacto social, investimentos, expansões, entre outros temas que possam ser embasados com dados ou cases que tragam o peso necessário para o material gerar o interesse da imprensa.

Quando a exposição na mídia é espontânea e robusta no sentido de conteúdo, todos os lados usufruem dos benefícios:

– As empresas, pelo ganho de visibilidade e fortalecimento de imagem;

– Os veículos, pela relevância dos temas publicados, atraindo mais leitores;

– A sociedade, pela riqueza das informações nas notícias veiculadas;

– E, claro, o time de assessoria de imprensa, que aumentará sua credibilidade e fortalecerá seu elo de confiança com mídia e repórteres, além de entregar um trabalho de eficiência aos seus clientes.

A Idee Informação Corporativa traz a experiência de mais de 20 anos como agência de assessoria de imprensa, comunicação interna e produção de conteúdo. Venha conversar com a gente e conheça outros motivos pelos quais a nossa parceria pode fazer a diferença no seu negócio.