Black Friday: conheça a história e confira 7 dicas para aumentar suas vendas

Por: Jussara Loguercio / Idee Informação Corporativa

Imagem de Freepik

A data nasceu nos Estados Unidos e tem a ver com o caos, mas não com aquele causado por um dos maiores eventos de consumo do planeta. A origem da Black Friday tem relação com os efeitos do Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day), data tipicamente americana. Não entendeu nada? Vem com a gente que está tudo explicado neste blog post.

Como surgiu o termo Black Friday?

A década de 50 marca o início do uso da expressão Black Friday, quando algumas fábricas americanas começaram a sentir os efeitos do Thanksgiving, uma das datas mais esperadas e comemoradas pelos americanos. Isso porque os colaboradores alegavam estar doentes na sexta-feira após o Dia de Ação de Graças para usufruir de 4 dias de folga, uma vez que o feriado é sempre comemorado em uma quinta-feira.

O termo Black Friday voltou com força total nos anos 60 e era utilizado pelos departamentos de polícia. Novamente, devido ao Dia de Ação de Graças, as áreas centrais das cidades ficavam muito movimentadas nos dois dias seguintes ao feriado (sexta e sábado). As pessoas aproveitavam a data para fazer as primeiras compras para o Natal, já que a data marca também o início da temporada das festas de fim de ano nos Estados Unidos. Durante esses dias, o policiamento precisava ser reforçado para dar conta da alta demanda de veículos e pessoas nas ruas. 

A expressão, então, tomou conta dos noticiários e se popularizou pelo país, embora não fosse tão positiva assim em suas primeiras aparições. Na década de 80, ganhou, nos Estados Unidos, o sentido que conhecemos hoje: promoções e descontos tentadores para os consumidores após o Thanksgiving Day.

Black Friday no Brasil

A primeira Black Friday em nosso país aconteceu em 2010 e foi totalmente online. Atualmente, é uma das datas mais importantes para o comércio e, juntamente com Natal e Dia das Mães, é protagonista entre as datas com maior volume de vendas no Brasil.

Para 2023, a expectativa de faturamento na Black Friday, de acordo com projeções da empresa de dados e inteligência Neotrust, é de R$ 6,92 bilhões no comércio online, um crescimento de pouco mais de 12% em comparação a 2022. A Black Friday acontecerá em 24 de novembro neste ano. A projeção considera as vendas entre 23 e 26 de novembro de 2023.

Não foram encontradas projeções para o aumento nas vendas em lojas físicas do varejo.

Como aproveitar a Black Friday para vender mais no online

Faltam poucos dias para a data e se você ainda não fez seu planejamento para alavancar as vendas, é hora de correr para fazer acontecer! Confira essas dicas:

  1. Tenha clareza sobre o posicionamento do seu negócio em meio a tanta concorrência no mundo virtual. Pense nos detalhes e naquilo que diferencia os seus produtos para chamar a atenção do consumidor.
  2. Analise dados dos anos anteriores para entender como foi o comportamento dos seus clientes. É preciso conhecer a jornada de compra para garantir uma excelente experiência de compra, incluindo meios e formas de pagamento, valor de frete e prazos de entrega.
  3. Garanta que sua loja virtual está preparada para o aumento no fluxo de consumidores. Ela precisa ser estável e segura. Além disso, revise o SEO de seu site em relação a títulos, descrições de produtos e conteúdos relacionados. Verifique também a estratégia de suas palavras-chaves para aumentar a visibilidade de sua marca e converter mais.
  4. As redes sociais são fortes aliadas de suas vendas! Capriche nas campanhas e nas promoções. Saber escolher os produtos certos pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso da Black Friday de sua loja. Se precisar de conteúdo de alta qualidade para suas redes sociais, conte com a expertise da Idee Informação Corporativa!
  5. Fique atento ao seu estoque. Faça uma análise dos produtos mais vendidos durante o ano e defina aqueles que terão descontos especiais. É importante se planejar para não perder vendas devido à indisponibilidade de mercadorias.
  6. Reforce sua equipe de atendimento ao consumidor. Agilidade para sanar dúvidas e resolver problemas farão a diferença no momento da conversão.
  7. A imprensa é uma aliada para atrair interesse dos consumidores e do mercado. Um trabalho de exposição da marca nos veículos de comunicação é válido para construir  a confiança necessária do público e atrair negócios. Caso a empresa ainda não conte com uma boa Assessoria de Imprensa, entre em contato com a Idee Informação Corporativa.

Com transparência, boa experiência de compra e promoções de fato atrativas, você ganhará pontos com o consumidor e elevará a credibilidade de sua marca no ambiente virtual.