Por: Jussara Loguercio / Idee Informação Corporativa

5 tendências de comunicação interna para sua empresa colocar em prática em 2024

Entre tantos desafios do ambiente corporativo, um deles é fazer com que todos os colaboradores (todos mesmo) estejam por dentro das informações importantes, dos objetivos e das mensagens da companhia. A comunicação interna tem esse papel como principal, mas traz inúmeros outros resultados quando bem planejada.A boa saúde de uma organização passa por uma comunicação interna eficaz. Os benefícios de suas doses regulares vão muito além de manter todos bem-informados:

  1. Melhora níveis de motivação e engajamento, uma vez todos se sentem envolvidos e parte importante da organização;
  2. Reduz a probabilidade de conflitos e mal-entendidos;
  3. Contribui com a gestão de mudanças, como alterações de cargo e novas diretrizes internas;
  4. Mantém todos na mesma página, facilitando tomadas de decisão.

Outra contribuição de uma comunicação interna estratégica é o fortalecimento da cultura e dos valores da empresa. Quando os colaboradores estão cientes do propósito e objetivos da companhia – e os observam disseminados no dia a dia -, sentem-se mais motivados e valorizados.

 

Dicas estratégicas de comunicação interna para 2024

Escritório com uma mesa de reunião e três homens conversando sobre as estratégias da empresa.
  1. Defina seus canais de comunicação

A diversidade dos canais para envio das informações corporativas é fundamental para garantir que todos os colaboradores recebam as comunicações. Por isso, estruture quais serão os canais e quais tipos de informação serão divulgadas por cada um deles. 

Ter abrangência na forma de se comunicar com as equipes garante que públicos diversos e de preferências distintas sejam atingidos

2. Desenvolva lideranças e colaboradores comunicadores

Capacite colaboradores e líderes para serem disseminadores da cultura organizacional e das principais mensagens corporativas. Identifique os perfis que têm naturalmente um papel de influência positiva e convide-os para serem embaixadores da comunicação e da marca.

3. Aposte em conteúdos atrativos e interativos

Há comunicações que exigem um tom de voz mais formal, mas isso não impede que elas sejam visualmente criativas. Se você quer atrair a atenção do seu colaborador para as mensagens corporativas, é necessário apostar em materiais com elementos visuais agradáveis ao olhar. Mas claro, sem nunca esquecer da identidade de sua marca.

Outro segredo é, sempre que possível, elaborar materiais interativos – que incentivem a participação do time. Essa estratégia aumenta as chances de engajamento e retenção das informações.

4. Invista em tecnologia 

Inovações tecnológicas também podem ser aplicadas no setor de comunicação. Elas permitem, por exemplo, personalização de conteúdos, automatização de vários processos, análises de dados e de perfis de colaboradores, melhorando a eficiência da comunicação interna e impactando positivamente na experiência dos colaboradores. 

5. Acompanhe as métricas

É fundamental definir indicadores de desempenho para avaliar a performance da comunicação interna. A análise permite identificar pontos de melhoria e saber quais ferramentas estão sendo mais efetivas. Alguns exemplos de métricas são taxas de abertura de comunicados, de engajamento com os conteúdos, frequência do uso das plataformas, etc. 

A Idee Informação Corporativa é uma agência com expertise em assessoria de imprensa, comunicação interna, produção de conteúdo e gestão de crise. São mais de 20 anos de história, ajudando clientes de diversos segmentos a se posicionarem diante do público interno e externo. Quer saber mais sobre o nosso trabalho e como podemos ajudar sua empresa?