Por que sua marca precisa estar nas redes sociais

Por: Jussara Loguercio / Idee Informação Corporativa

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Você tem ideia de quantas horas o brasileiro passa por dia usando a internet pelo celular? Em média, 5 horas e 28 minutos. Só nas redes sociais, são 3 horas e 46 minutos, o que nos coloca em segundo lugar no ranking mundial. Somos 152,4 milhões de usuários de redes sociais em nosso país.

Esses dados são do relatório “Digital 2023 – Global Overview Report”, da We Are Social. E o que eles têm a nos dizer? Que se mais de 70% da população do país está lá, o público da sua marca com certeza está nas redes sociais também – ou pelo menos boa parte dele. Nessas plataformas você vai encontrar clientes e conquistar novos. Então, é onde sua empresa deve estar também.

Encontre a rede social que está alinhada à sua empresa

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Não há dúvidas de que as conexões se tornaram muito mais amplas e aceleradas com a popularização das redes sociais. Contudo, a partir do momento que você decide expor sua marca nas redes sociais, é fundamental ter em mente qual delas (ou quais) se alinham com o propósito da sua companhia.

Para encontrar essa resposta, é preciso avaliar cada rede social e o perfil de público que ela atinge. Faz sentido para o seu negócio? Então, é só colocar a mão na massa:

– Entregar conteúdos de qualidade – com tom de voz e identidade condizente com o público que deseja alcançar;

– Ter constância e frequência nas postagens;

– Trazer periodicamente novidades, dicas, promoções e oportunidades de interação;

– Interagir com os consumidores que se engajarem com a página;

– E, muito importante, acompanhar os indicadores, fazendo os ajustes nas rotas quando necessário.

Benefícios que as redes sociais podem entregar para o seu negócio

O objetivo das redes sociais não mudou muito desde os seus primórdios (da era do Orkut e suas antecessoras menos conhecidas). O fato é como o poder das conexões exponencializou, especialmente para fins comerciais.

Para 60,4% dos brasileiros, o principal motivo para usar uma rede social é ainda o motivo raiz do nascimento das primeiras páginas: manter contato com amigos e familiares. Contudo, entre os principais motivos (para 44,4% dos brasileiros), já aparece a procura por produtos e marcas.

Esse crescimento na relevância das redes sociais para pessoas e empresas muito se deve ao aumento no número de usuários (4,76 bilhões em todo o mundo), mas também à evolução dos algoritmos, que são determinantes para a entrega dos conteúdos para os perfis e, consequentemente, para a performance das páginas com fins comerciais.

Para as empresas, as redes sociais têm propósitos muito claros e geram muitos benefícios, entre eles:

– Ser um termômetro para entender como o público percebe a marca e os produtos;

– Atuar como um canal de atendimento ao cliente, por onde entram reclamações, elogios e dúvidas;

– Apoiar na construção do posicionamento e da imagem da organização;

– Ser um canal direto para vendas, seja por meio da própria rede social ou como caminho para o website.

Sua empresa precisa estar nas redes sociais para...

– Alcançar um relacionamento mais próximo com seus atuais clientes;

– Conquistar novos clientes;

– Divulgar produtos e serviços a custos menores que no mercado off-line e com alcance muito maior e mais preciso;

– Vender mais;

– Acompanhar a urgência do novo perfil de consumidor (o chamado 4.0);

Ter acesso a indicadores importantes para guiar os próximos passos da promoção da sua marca.

Vale destacar que quando a empresa estabelece relacionamento com o consumidor pelas redes sociais, além de facilitar o contato com o cliente, pode colher outras vantagens. Entre elas, melhorar a experiência pré e pós-venda e estreitar a conexão, conhecendo melhor o público que está interagindo com a marca e, de quebra, ampliando os resultados para o seu negócio.