Por que os podcasts fazem tanto sucesso? Parte 2

Saiba aproveitar os insights desse formato de mídia para aprimorar o relacionamento com colaboradores e clientes.

Por: Jussara Loguercio / Idee Informação Corporativa

Imagem de Freepik

 

Em nosso último blog post, trouxemos informações relevantes sobre o mercado de podcasts no Brasil e no mundo e falamos um pouco sobre os motivos que fazem do nosso país um mercado potencial para produtos digitais.

No conteúdo a seguir, vamos abordar quais são as características dos podcasts  que favorecem sua popularidade como forma de entretenimento e o que podemos aprender com elas para aplicação no ambiente de trabalho.

O sucesso dos podcasts se deve a um conjunto de peculiaridades do seu formato e proposta de comunicação. Dá só uma olhada:

Modelo: Resumidamente, pela sua forma de “bate-papo”, consegue ser descontraído (mesmo quando o assunto é sério), leve, rico em informações, mas sem perder as características de uma “boa conversa entre amigos”. Fácil de consumir e entender.

Formato: A correria decorrente da rotina de trabalho, família, trânsito, abriu espaço para o consumo desse formato de mídia de áudio enquanto outras coisas acontecem: no deslocamento para o trabalho ou para casa, durante as atividades domésticas, antes de dormir, durante os cuidados pessoais etc. Ponto para os podcasts, que trazem os assuntos de maneira fluida, sutil e com fácil compreensão.

Acesso: Prático para acessar, baixar ou ouvir online. Oferece a facilidade que as pessoas pedem hoje em dia: consumo sob demanda individual, com acesso 24 horas por dia, quando, onde e quantas vezes desejar.

Conhecimento oferecido: Os ouvintes aprendem com os podcasts. Têm acesso a um conteúdo informativo, oferecido em formato de roda de conversa, através do qual é possível adquirir conhecimento de maneira leve.

Diferentes perfis: Inúmeras temáticas, com linguagem simples e que vão ao encontro de infinitos perfis conquistaram o gosto dos ouvintes. Cada usuário ouve aquilo com o  que mais se identifica e se reconhece nos temas abordados e no formato da discussão.

Patrocínios de valor: A propaganda é mais sutil e surge junto ao storytelling do programa. Além disso, os podcasts optam por “vender” produtos que tenham relação com sua identidade e que não interfiram na criação e na disseminação dos conteúdos. Isso explica por que 81% dos ouvintes de podcasts confiam nas recomendações dadas pelos apresentadores, segundo estudo global da Edison Research

O que podemos aprender com os podcasts

Podemos tirar muitos insights dos podcasts e levar para o universo corporativo no quesito relacionamento, seja com o público interno (colaboradores), quanto externo (clientes).

– Podcasts mostram que humanizar a comunicação é fundamental: linguagem acessível e leve, com foco em diferentes perfis, entregando conteúdo rico, mas de maneira descontraída e empática;

– A forma de acesso à informação importa. As pessoas não querem esbarrar com diversos portais, logins e senhas. Não querem muitas etapas até chegar ao seu objetivo. Elas querem encontrar o que precisam a poucos cliques, sem obstáculos;

– Pensar no formato é fundamental, uma vez que as pessoas buscam praticidade enquanto ficam por dentro das novidades ou aprendem. Guarde textos formais para comunicados mais específicos. Prefira vídeos, áudios, reuniões rápidas, recursos como avatares, redes sociais, conversas informais (quando possível), entre outras ferramentas para fazer a comunicação ficar mais leve e despertar no cliente (interno ou externo) a vontade de consumir aquele conteúdo;

O formato de podcast pode ser adotado, inclusive, como ferramenta de comunicação com colaboradores e clientes – seja para repassar informações relevantes ou compartilhar conhecimento.

Não há dúvidas que os podcasts devem ir muito além disso, especialmente se conseguirem se reinventar e adaptar rapidamente aquilo que não estiver dando certo (leia-se, tiver rejeição ou pouca aceitação do público).