Por que os podcasts fazem tanto sucesso? Parte 1

Saiba aproveitar os insights desse formato de mídia para aprimorar o relacionamento com colaboradores e clientes.

Por: Jussara Loguercio / Idee Informação Corporativa

Imagem de DCStudio no Freepik

 

A tendência mundial não demorou muito para cair no gosto popular em nosso país. Segundo estudo da Statista/IBOPE, em 2022 o Brasil ocupava o terceiro lugar no mundo entre os países que mais “consomem” podcasts. Com mais de 30 milhões de ouvintes, no ano passado ficamos atrás apenas da Suécia e da Irlanda.

Um estudo da Demandsage (2023) apurou que já existem cerca de 5 milhões de programas em formato de podcast disponíveis na web em todo o mundo. O número de ouvintes já passa dos 460 milhões e a previsão é que, até o final de 2024, ultrapasse 504 milhões.

As categorias são diversas: entrevistas, narrativas, mesa redonda, reportagens, resumo de notícias do dia, análise de notícias, entre outros.

 

Como é possível perceber, o Brasil tem potencial para estar entre os primeiros em diferentes tópicos do mundo digital. Isso explica um pouco do sucesso dos podcasts em nosso país. Mas a pergunta que fica é: por que tamanho sucesso, inclusive com o público mais jovem?

Várias características desse formato de produto digital favorecem sua popularidade como forma de entretenimento. E podemos aprender muito com elas. Mas isso é assunto para outro blog post!

Em nosso próximo conteúdo, vamos abordar quais são as peculiaridades do modelo de podcasts que atraem a atenção e conquistam tanto o coração dos ouvintes. Acompanhe nossas publicações! Até a próxima!