Pauta quente x pauta fria na assessoria de imprensa: qual é a melhor opção

Por: Jussara Loguercio / Idee Informação Corporativa

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Nem melhor, nem pior, mas diferentes. E para fins distintos. Quem atua no ramo sabe o quão emocionante é trabalhar com uma pauta factual, com informações inéditas, acontecimentos do momento – a famosa pauta quente. Ao mesmo tempo, aprecia colocar toda sua criatividade para inovar (e escrever com tempo), transformando um tema que não é novidade, mas é de interesse público, em algo atrativo – pauta fria.

Independente do formato da pauta, o que todo assessor deseja é ver os conteúdos de seus clientes publicados. E espaço na mídia será sempre valioso, independente do tipo de pauta que entrar.

Cabe ao assessor de imprensa ser estratégico no momento de elencar suas sugestões de pauta ou releases para os veículos de comunicação, pensando em qual o melhor formato e abordagem.

De acordo com um estudo global da Cision, mais de 70% dos jornalistas consideram as sugestões de pauta importantes para o seu trabalho. Isso demonstra que os assessores têm papel fundamental para nutrir os repórteres com informações das movimentações mercadológicas, uma vez que as fontes, nesses casos, estão no próprio mercado.

Boas pautas têm segredo?

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Estar atento aos acontecimentos do dia a dia é essencial nessa jornada. Ler muito, observar e identificar assuntos relevantes que possam gerar materiais robustos é imprescindível para o assessor que quiser colocar seus assessorados em voga e manter um relacionamento duradouro e forte com os veículos de comunicação.

Mas a pergunta que não quer calar é: qual pauta tem mais chances de emplacar, a quente ou a fria? E a resposta é: depende. E também pode ser: ambas.  Vamos entender por quê?

Pauta quente, suas características e vantagens

As hards news, como também são conhecidas – aquelas que retratam um acontecimento do momento – tem, de fato, valor e relevância maiores. Pelo menos enquanto durar o prazo de validade.

O assessor que tem uma pauta quente nas mãos precisa ser rápido e ter feeling apurado para identificar as melhores oportunidades editoriais para que a notícia não fique “velha”.

Algumas dicas importantes:

– Para oferecer um conteúdo quente, ele deve ser preciso, bem estruturado e estar em sintonia com o momento;

– Por ser um conteúdo mais concorrido, é preciso atenção aos detalhes;

– Para se destacar, deve oferecer informações inéditas ou perspectivas que ainda não tenham sido abordadas ou debatidas;

– Em caso de sugestão de pauta, deixar claro a relevância do tema;

– Quanto mais atualizado o assessor estiver em relação às informações do nicho de seus clientes, mais chances terá de desenvolver e emplacar boas pautas quentes;

– Aproveitar um evento ou acontecimentos futuros também pode ser uma boa forma para ter sucesso com as hard news.

Como ganhar destaque com pautas frias

A pauta fria – embora traga em seu nome a sensação de menor importância – abre um universo de possibilidades para exploração. Além de não perder o seu valor de notícia com o passar do tempo, é possível trazer novos olhares para algo que é de conhecimento e interesse público.

Um exemplo clássico dos dias atuais é o ChatGPT. Um conteúdo relevante, que já foi notícia quente, mas ainda é um tema do momento para desdobrar com clientes de áreas como tecnologia, jurídico, saúde, comunicação, entre outras. 

Mas como fazer a diferença com um assunto que já foi tão debatido? Mostrando que seu cliente é autoridade e tem uma visão que ainda não foi abordada sobre aquele tema.

– Quando mostramos que é possível ensinar com o nosso conteúdo, tornamos a pauta duradoura e com prazo de validade maior.

– Considerando as características apontadas, a pauta fria tem tempo de produção mais demorado, pois exige mais pesquisas e mais conhecimento para oferecer uma visão aprofundada. O que aumenta as chances de ter como produto final um conteúdo rico e diferenciado;

– O porta-voz é um personagem muito importante nesse tipo de pauta. E como o tempo não é inimigo nesse caso, ele pode ser escolhido com calma e preparado;

– Não se engane com a aparente tranquilidade que a pauta fria traz em termos de prazo para produção. Por outro lado, ela exige apuração minuciosa e texto impecável, que saia do lugar comum.

A Idee Informação Corporativa é uma agência com expertise em assessoria de imprensa e comunicação corporativa, com foco também em produção de conteúdo e comunicação interna. São 20 anos de história, ajudando clientes de diversos segmentos a se posicionarem e entregarem suas mensagens de maneira clara, por meio dos canais corretos para cada público-alvo.

Quer saber mais sobre o nosso trabalho com assessoria de imprensa? Fale com a gente por meio dos contatos em nosso site, blog ou no LinkedIn e saiba como podemos ajudar a sua empresa.