Os segredos do Branding: 4 marcas para você se inspirar

Por: Jussara Loguercio / Idee Informação Corporativa

 

Para começar, uma pergunta: se pedissem para você falar as primeiras marcas que vêm à sua mente quando você ouve as palavras “refrigerante”, “tênis esportivo”, “filmes e séries” e “smartphone”, quais você diria?

Guardadas as devidas variações, que são naturalmente influenciadas por gostos ou estilos, certamente teríamos na maioria das respostas: Coca-Cola, Nike ou Adidas, Netflix e Apple. Por aqui, foram essas as marcas que lembramos. E por aí, em quais você pensou?

O que é branding?

Essa conexão emocional que temos, aparentemente de maneira inconsciente, com determinadas marcas, é fruto de um branding incrível.

De forma simplificada, branding é um trabalho de gestão de uma determinada marca. É a arte de construir e gerir a presença e a percepção da imagem no mercado, junto aos seus públicos-alvo. Assim, a marca, bem como seus produtos ou serviços, são facilmente lembrados e identificados em meio a tantos concorrentes.

Os ingredientes de um branding bem-feito são muitos: logotipo, paleta de cores, tipografia, slogan, tom de voz, ícones, símbolos, ilustrações, storytelling e outros, ou seja, todas as etapas da comunicação com o público, incluindo o atendimento. E, claro, bons produtos ou serviços. São muitos detalhes que, com a gestão adequada, tornam as marcas queridas e amadas pelos consumidores.

As perguntas sobre branding que não querem calar

Existem marcas que se destacam facilmente, mesmo quando você se depara com um mar de possibilidades. Dá só uma olhada nestes exemplos:

– Você está em um supermercado e precisa comprar sabão em pó. Qual marca você identificaria, mesmo de longe, na prateleira?

– Em uma viagem internacional, você está com muita fome e vê um M amarelo bem grande na sua frente. Que marca vem à sua mente?

– Você está aguardando na fila do caixa, para pagar sua conta, e a pessoa da sua frente está pagando com um cartão roxo. De qual banco ela é cliente?

É disso que estamos falando. O nome da empresa ou a marca, quando carregam um branding robusto e bem construído, nem precisam ser ditos claramente para que sejam reconhecidos e lembrados.

Vamos entender na prática como esse processo acontece? Veja a seguir quatro marcas que conquistaram a mente e o coração das pessoas com estratégias alinhadas ao seu posicionamento, propósito e valores.

A partir destes exemplos, traremos insights para ajudar você a pensar no branding da sua marca.

4 exemplos de marcas que fizeram um bom trabalho de branding

Nubank

Extraída do site do Nubank

 

Mais um banco, mas não um banco qualquer. O Nubank foi fundado em 2013 carregando conceitos como modernidade, revolução na forma como nos relacionamos com o mercado financeiro e desburocratização. Hoje, está presente no Brasil, México e Colômbia e possui mais de 85 milhões de clientes.

Seguindo exemplos de startups disruptivas que vimos surgir nos últimos anos, o Nubank nasceu a partir de uma dor. Aliás, de um “ódio” (risos). Cristina Junqueira, cofundadora e CEO no Brasil, e o colombiano David Vélez, sócio-fundador, presidente do Conselho de Administração e diretor-presidente, sentiram na pele e comprovaram o pavor dos brasileiros com os bancos tradicionais – excesso de burocracia e baixa qualidade no atendimento.

Assim, surgiu o Nubank, rompendo barreiras com o propósito de entregar uma experiência leve e descomplicada para um público cansado do clima pesado das grandes instituições financeiras.

Para se diferenciar e manter a credibilidade, o Nubank oferece um atendimento diferenciado e de qualidade, eficiente e de fácil interatividade, utilizando uma linguagem simples. Assim, o público se sente próximo, valorizado e consegue soluções agilizadas para suas demandas.

Insight: Sua marca entrega soluções ou problemas aos clientes? Qual dor seus produtos ou serviços estão minimizando no mercado?

Cola-Cola

Reconhecida no mundo todo. Um exemplo clássico de marca que conseguiu estabelecer conexão com sentimentos e emoções.

Com seus slogans, como “abra a felicidade”, “sinta o sabor”, “faz a magia acontecer”, a Coca-Cola percebeu que, há um bom tempo, o consumidor quer muito mais do que um produto ou serviço excelentes. Ele busca sensações, sentimentos positivos e momentos felizes durante o consumo.

Não ficou difícil para a Coca-Cola. A empresa entrega um rol de bebidas com elementos sensoriais que remetem a essa busca pela emoção.

Aliados a isso, comunicação e conteúdo carregam mensagens e histórias de conexões, sentimentos e pessoas, com imagens que remetem à alegria e à diversidade.

Insight: Qual é a mensagem que a sua marca quer passar para o público com seu produto ou serviço? O que sua empresa vende, afinal?

Melissa

 

Quem nasceu em meados da década de 80 deve ter, em algum momento de sua adolescência, conhecido alguém que tivesse uma Melissa (ou que queria ter uma). Em 2023, a marca está no auge dos seus 44 anos e exporta para mais de 80 países.

Do modelo inicial da marca – o Aranha – até hoje, são mais de 500 modelos de calçados de plástico, nicho pouco explorado até então. A linha contém ainda bolsas, botas, tênis, meias, versões de calçados kids e acessórios diversos.

De olho no público que prefere calçados leves, confortáveis, práticos e com personalidade, a Melissa foi evoluindo e se conectou com um público que não abre mão da modernidade e da versatilidade. E, claro, sem contar aquele cheirinho inconfundível de chiclete que os clientes amam.

O que a Melissa fez ao longo dos anos foi conhecer o desejo do seu público-alvo e inovar, sempre. Concretizou parcerias que credibilizaram seus lançamentos e, junto a isso, entregou a qualidade que o consumidor esperava.

Insight: Seu produto ou serviço entrega quais sensações para o cliente? O seu público conhece as características únicas do seu portfólio?

Harley-Davidson

PHOTO BY BEATA ZAWRZEL - NURPHOTO VIA GETTY IMAGES

 

Você já dirigiu uma moto da Harley-Davidson? Já entrou em uma das lojas de motos da marca? Já consumiu algum produto da Harley-Davidson? É bem provável que, mesmo que sua resposta tenha sido não para todas essas perguntas, você conheça a marca.

A Harley-Davidson entendeu muito cedo que branding não é apenas gestão inteligente de marca – embora isso já seja bastante. Ela conseguiu, através de um trabalho direcionado e de autoconhecimento de sua identidade, se conectar com seus públicos e formar uma verdadeira comunidade.

Mesmo com inúmeros concorrentes vendendo motos mais baratas, a Harley-Davidson optou por direcionar seus produtos para quem busca o estilo de vida “vendido” pela marca.

Atualmente, não somente homens de meia idade e rebeldes se identificam com a empresa. Uma verdadeira legião tem orgulho de vestir roupas e acessórios Harley-Davidson e desfilar com suas motos por aí. Elas representam liberdade, aventura e atitude, adjetivos carregados pela personalidade forte da marca pelo mundo.

Insight: Qual o propósito da sua empresa? Por que ela existe e que tipo de mudança ou identificação quer causar na vida das pessoas?

Os cases que trouxemos não isentam as marcas de falhas. Elas não são perfeitas e, sim, com certeza cometem erros. Porém, seu trabalho de gestão de marca e posicionamento em relação às reclamações de clientes ou em momentos de crise seguem a cartilha de boas práticas. 

Mas isso é assunto para outro post.

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