Fim de ano nas empresas: saiba como surpreender sua equipe

Por: Jussara Loguercio / Idee Informação Corporativa

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Recentemente, o vídeo de uma jovem mostrando a cesta de Natal que ganhou da empresa onde trabalha viralizou. A reação dos internautas aconteceu devido à quantidade generosa de itens recebidos, entre eles carnes, bebidas e diversos produtos para preparar uma ceia especial de fim de ano. O fim de ano é uma data muito esperada pelos colaboradores das empresas. Já planejou como surpreender (de forma positiva) sua equipe?

Já é uma tradição nas empresas. Quando chega nas últimas semanas do ano, boa parte dos colaboradores ficam ansiosos aguardando qual será o brinde corporativo de final de ano e qual será a data da festa de confraternização.

Para alguns empregadores, esses momentos podem representar gastos e transtornos, pois organizar essas questões demanda tempo, investimento, planejamento e antecedência. Mas, para a maioria dos colaboradores, representam valorização, integração, engajamento e uma forma de reconhecimento pelo trabalho.

Aproveite o clima de fim de ano para festejar e engajar

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Terminar o ano com alegria, agradecendo e reconhecendo sua equipe pela dedicação durante o ano que passou. Quer melhor forma de começar um novo ano de trabalho e elevar os níveis de motivação dos colaboradores? Por mais que pareça simples para alguns líderes, as festividades dessa época do ano podem influenciar na produtividade, nas taxas de retenção e na união das equipes.

Essas iniciativas impactam diretamente no employer branding, ou seja, na reputação interna da marca e na experiência de trabalho dos colaboradores. Nesse sentido, pensar em uma comemoração e um brinde de final de ano é estabelecer uma conexão afetiva e demonstrar valorização aos profissionais.

Para ajudar sua empresa a acertar nesse momento, separamos algumas dicas. Lembre-se de aproveitar essa época de fim de ano para:

– Elevar o sentimento de bem-estar e acolhimento de seu time;

– Promover interação, engajando as equipes e as lideranças;

– Comemorar as conquistas e reconhecer os colaboradores;

– Fortalecer a marca e a cultura organizacional;

– Melhorar o clima organizacional e entregar uma dose especial de motivação aos colaboradores.

Comemorações de fim de ano nas empresas

A tradicional confraternização de final de ano é um dos momentos mais aguardados do ano pelos colaboradores.

Não existe receita de festa ideal. Cada empresa precisa conhecer sua equipe e preparar algo que esteja em consonância com as características do time. Destacamos alguns pontos que devem ser levados em consideração:

– Local: O lugar pode ser incrível, mas não será considerado tão legal se for muito distante, se estiver muito calor e não tiver climatização ou sombra, se faltar lugar para sentar-se, etc. Sobre o estilo do espaço, se será mais refinado ou mais simples, isso vai depender do perfil do seu time: em qual tipo de estrutura o seu pessoal irá se sentir mais à vontade?

– Horário: Uma equipe mais jovem, certamente prefere um evento noturno e não se importaria de festejar em dia útil. A depender da idade e do perfil do seu time, definir o dia da semana e o horário ideal fará a diferença entre uma equipe que vai participar e se entregar para aquele momento ou aquela que estará presente só para cumprir tabela (ou que não irá).

– Temática: É fundamental que o tema transmita a identidade da empresa e, também, leve em conta o perfil dos colaboradores. A definição do tema é um ponto chave para incentivar a participação de todos. Se a equipe é mais animada, bora agitar essa galera! Mas se o seu time é mais tranquilo, um evento com um estilo mais relax, em um lugar em sintonia com a natureza, faria mais sentido.

– Cardápio: Rodízio de pizza, churrasco, feijoada, luau com frutas e comidinhas mais leves, buffet completo, finger foods… todas essas são boas opções, mas a melhor deverá ser aquela que fizer mais sentido para as preferências do seu time. Não esqueça de pensar nas bebidas e também em situações de restrição alimentar por parte dos colaboradores.

– Atrações: Show de talentos, música ao vivo, karaokê, som ambiente, jogos e desafios, sorteio de brindes, entre outros, são excelentes opções para integrar e movimentar ainda mais a festa. Contudo, avalie com seu time de Recursos Humanos, ou até faça uma pesquisa prévia, para acertar na escolha das dinâmicas do evento.

– Comunicação: Não esqueça que uma comunicação personalizada, com a identidade visual do evento, fará toda diferença no engajamento dos colaboradores. Prepare um Save the Date e alguns lembretes para enviar e criar expectativas positivas no seu time.

Presente corporativo de fim de ano

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Trabalhei na área de marketing e comunicação de uma empresa há alguns anos e o meu setor era responsável por desenvolver o planejamento de brindes e eventos em datas comemorativas. Por muitos anos (antes mesmo da minha entrada na corporação), o presente de fim de ano foi sempre o mesmo: um peru e uma sacola térmica. Era uma ótima ideia, mas agradava cada vez menos, provavelmente pela falta de novidades.

Decidimos mudar. Ia dar um certo trabalho, pois já tínhamos fornecedor e processo de compra e distribuição automatizados (era uma empresa grande, com mais de 50 filiais pelo Brasil e cerca de 900 colaboradores).

Para começar, fizemos uma breve pesquisa entre os colaboradores. Identificamos uma equipe cada vez mais jovem. Muitos deles eram vegetarianos ou veganos, outros tantos dividiam apartamento com amigos e não tinham lugar no freezer para armazenar o tal peru (já identificamos algumas razões do descontentamento com o presente). Outros ainda não tinham o hábito de fazer ceia em família, pois moravam distantes e não passavam o Natal com pais, irmãos ou parentes.   

A solução naquele ano foi trocar o peru por um cartão-presente alimentação. Transformamos o valor que seria gasto em dinheiro, que foi entregue em formato de gift-card para cada colaborador comprar o que desejasse nos supermercados naquele final de ano. Conclusão: 100% de satisfação com a troca do brinde!

Portanto, a dica de ouro para acertar no presente de fim de ano é: conheça seus colaboradores! Claro que nem sempre será possível agradar a totalidade dos profissionais, mas certamente a maioria se sentirá energizada e ainda exercerá influência positiva naqueles que, eventualmente, não gostarem tanto da opção de presente.

Separamos algumas sugestões para ajudar você com insights para presentear seu time:

– Kit com chocolates/panetone, afinal, docinhos sempre caem bem nessa época;

– Cestas com itens para preparar a ceia de Natal/Ano Novo. O tradicional que funciona (mas escolha com carinho os itens, ok?);

– Cartão-presente. Funciona como um vale-alimentação adicional, para ajudar na compra de produtos para as comemorações em família ou com amigos;

– Kits personalizados. Possibilita pensar com exclusividade em cada colaborador, presenteando com algo que faça sentido para ele. Alguns exemplos são kits personalizados para churrasco, café, vinho, fondue, cuidados pessoais etc.

– Voucher viagem/passeio. Para fugir do tradicional, que tal transformar o presente físico em diária de hotel, uma passagem aérea para algum lugar turístico, um almoço ou jantar em um restaurante legal, entre outros?

Reúna seu time estratégico e olhe para este momento como uma excelente oportunidade de melhorar o clima interno em sua empresa. O investimento nas comemorações de fim de ano é diretamente proporcional ao bem-estar e ao engajamento de seu time.

 

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