Assessoria de imprensa é ferramenta estratégica para divulgação de eventos corporativos

Entenda como uma agência de PR pode contribuir para disseminar conteúdo de valor à imprensa por meio de seminários, congressos, feiras

Por: Anna Carolina Cortez / Idee Informação Corporativa

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Eventos corporativos podem ser vistos pela mídia como uma informação meramente comercial, não uma notícia. Porém, é possível despertar interesse da imprensa desde que tenham uma programação bem desenhada, formada por palestrantes de “peso”,  profissionais convidados, referência na área que atuam, além de marcas que fomentem novidades e informações relevantes para o mercado.

E, para atrair a presença de jornalistas ou conquistar uma notícia publicada, a assessoria de imprensa é uma potente ferramenta aliada ao sucesso do evento.  Quando uma atividade desta natureza aparece na Idee Informação Corporativa, iniciamos um processo minucioso de levantamento de informações de interesse do assessorado, da imprensa e dos stakeholders da marca.

A primeira etapa começa com um planejamento para entender quais os objetivos da divulgação. É capitanear novos clientes? Reforçar a relação com os atuais já conquistados? Divulgar novos serviços? Com base nessas informações, bem como a análise do nicho em que o evento está inserido, traçamos um plano de ações, com dados como: A imprensa poderá noticiar o evento antes de sua estreia? Ele é aberto ou fechado para convidados? Temos um budget reservado para ações com jornalistas?  O próximo passo envolve a produção de comunicados à imprensa, press releases, confecção da lista de jornalistas convidados e execução do planejamento de pautas. Tudo sob a aprovação do cliente.  Na sequência, acontece o contato com os repórteres, chefes de reportagem e editores. Cada telefonema, e-mail e mensagem tem uma função muito maior do que apenas comunicar. Estamos sempre em busca de criar uma relação com os jornalistas, sugerir uma matéria que esteja alinhada com os assuntos do veículo abordado. Vale também reforçar o papel da organização do evento ser fonte por meio de assuntos relevantes e de interesse da imprensa.

No dia do evento, o cliente conta com a presença da agência de comunicação institucional. Seja para receber e auxiliar os jornalistas confirmados ou para cobrir os temas que serão debatidos. Após o encerramento da ação, nosso trabalho ainda está longe de se encerrar. É hora de fazer com que todos os dados levantados cheguem ao maior número de jornalistas possível e que a mensagem seja amplificada.

O resultado prático, em forma de mídia espontânea, envolve colher os frutos de todo o trabalho semeado, com exposições na imprensa em forma de notas, matérias, entrevistas que impactam positivamente a marca ampliando possibilidades de negócios.  

Você sabia que a assessoria de imprensa atuava de forma tão intensa em eventos? Aqui na Idee Informação Corporativa temos orgulho em contribuir com o crescimento de nossos clientes e participar de cada uma dessas etapas, oferecendo um serviço ético, profissional, ágil e com resultados robustos!  Ao longo das últimas semanas comparecemos a uma série de eventos, vejam a seguir alguns cliques feitos por nossa equipe:

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