Ativação de nano influenciadores é estratégia para se comunicar com o público-alvo 

O marketing de influência se tornou uma ferramenta estratégica de comunicação, pois possibilita o alcance das marcas para atingir seus públicos de interesse. Embora influenciadores com milhares de seguidores sejam almejados para se tornarem porta-voz de grandes marcas, os nano influenciadores têm se mostrado um alvo estratégico para quem deseja ampliar a presença de forma assertiva com nichos específicos. 

Quem reafirma essa premissa é o relatório da HypeAuditor, que analisa o marketing de influência em plataformas digitais e aponta que, no Instagram, os nano influenciadores representam 79,1% de todos os criadores de conteúdo. Além disso, eles detém a maior taxa de engajamento da plataforma, com 3,2%. 

Um dos principais motivos que resultam no maior engajamento é que esses influenciadores transmitem confiança e autenticidade ao se comunicarem com uma audiência específica, gerando identificação e aproximação. Especialmente quando se trata de influenciadores locais, que se comunicam com o público de suas respectivas cidades. 

Nesse sentido, segmentar perfis para ações estratégicas pode contribuir com atuações da assessoria de imprensa para o fortalecimento de marcas. As ativações podem ocorrer em práticas de experimentação de produtos ou serviços, ou até mesmo em eventos, com o objetivo de proporcionar o engajamento com os públicos de interesse. E, para ativações mais assertivas, vale a pena considerar as etapas: 

  • Planejamento: definir quais são os objetivos da marca e entender o que ela deseja atingir com as ações; 
  • Mapeamento: seleção de influenciadores segmentados de acordo com a temática do evento, produto ou serviço; 
  • Execução: tendo em vista o envolvimento do criador de conteúdo com sua marca, é necessário considerar parcerias orgânicas ou pagas, dependendo da estratégia; 
  • Manutenção: após a execução da ação, investir no relacionamento para ativações futuras e pontuais para dar continuidade no acesso ao público-alvo.












Raquel Rapini
Jornalista e integrante da equipe de atendimento exclusivo às unidades do Senac no interior de São Paulo