Nayranna Noemia / Idee Informação Corporativa

8 redes sociais mais usadas no Brasil e como explorá-las em prol de seu negócio

WhatsApp, Instagram, LinkedIn, Twitter. Qual o seu palpite para as redes sociais mais usadas no Brasil? Já parou para pensar em quanto tempo passamos conectados em nossos apps favoritos, explorando o feed de notícias ou checando as notificações? 

Para mensurar informações como essas e destacar a relevância das redes sociais em nossa rotina, a plataforma de análise de mídia Comscore realizou o estudo ‘Tendências de Social Media 2023’, que coloca o Brasil na terceira posição entre os países que mais consomem redes sociais no mundo, ficando atrás apenas da Índia e Indonésia.

Segundo o levantamento, por aqui são mais de 131 milhões de pessoas conectadas, que passam em média 356 bilhões de minutos online, o equivalente a 46 horas de conexão individual por mês. Bastante, né? Vale considerar que a influência das redes sociais não está restrita ao comportamento dos usuários, mas também ao posicionamento das marcas. 

 

Projeções de investimentos em redes sociais

Uma pesquisa realizada pela Kantar Ibope Media aponta que os investimentos das empresas em mídias digitais devem aumentar em 2023. Conforme a projeção divulgada pela consultoria, as organizações pretendem investir cerca de 66% a mais em vídeos online em 2023, em comparação com 2022. 

O respectivo aumento do percentual de investimentos estimado para este ano também acompanha a produção de peças para stories (64% a mais), conteúdos de influenciadores (59% a mais) e feed de notícias (56% a mais). 

 

As redes sociais mais usadas no Brasil em 2023

Plataformas

Total Minutos (MM)

Média de minutos por usuário no mês

Média de horas por usuário no mês

1. Instagram

94.644

884

14:44

2. Youtube

94.084

742,3

12:22

3. Facebook

61.328

548,1

09:08

4. Tik Tok

33.678

566,7

09:27

5. KWAI

20.485

436,2

07:16

6. Twitter

6.691

168,6

02:49

7. Pinterest

1.046

27,6

00:28

8. LinkedIn

863

40,4

00:40

 

Fonte: comscore.com 

Quais as melhores redes sociais para o seu negócio?

A adesão às mídias digitais pode variar de acordo com o perfil dos usuários, assim, para definir as melhores redes sociais para o seu negócio é essencial analisar o público e os conteúdos que serão potencializados em cada plataforma. 

Por exemplo, se a sua marca oferece produtos ou serviços direcionados às mulheres, o Twitter, com participação majoritariamente masculina, não deve ser tão efetivo para o alcance das publicações. Assim como um planejamento de comunicação focado no público jovem/adolescente não deve priorizar investimentos para o Facebook, cuja maior parte dos usuários têm acima de 45 anos. 

Conhecer as tendências e as mídias mais receptivas ao seu negócio é um fator primordial para definir a relevância de cada veículo de forma estratégica e até mesmo para entender se vale ou não marcar presença na plataforma.  

Confira abaixo o infográfico com destaque para alguns segmentos e suas respectivas afinidades com as redes sociais:*

*Análise qualitativa divulgada pela Comscore a partir do cruzamento de visitas na plataforma e a propensão dos usuários a consumirem os conteúdos relacionados.

Fonte: Comscore MMX Multiplataforma – Cross Visisting – Social Media – Dez/22 – Brasil.

 

Acompanhe as tendências

Conhecer as redes sociais mais usadas no Brasil é importante para o planejamento de marketing, no entanto, é importante ressaltar que o ranking pode variar em curtos intervalos de tempo, uma vez que o surgimento frequente de novas plataformas e funcionalidades podem influenciar o comportamento do consumidor. 

 

Como administrar as redes sociais do seu negócio

Produzir e administrar conteúdos em redes sociais é um dos grandes desafios para as empresas. É necessário planejamento, habilidades específicas da área e  disponibilidade do time para seguir as “trends” do momento.

Para ajudar a agendar os posts e mensurar os resultados das publicações em múltiplas plataformas, há ferramentas bem eficientes. Algumas contam com versões gratuitas que vale a pena testar:

 

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A Idee Informação Corporativa possui um time especializado em planejar e produzir conteúdos direcionados para informar e engajar o público com o seu negócio.