5 maneiras de chamar a atenção do seu público para os canais digitais de sua empresa

Por: Jussara Loguercio / Idee Informação Corporativa

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Que o público está cada dia mais digital, não há dúvidas. O relatório Digital 2023: Brazil, elaborado por We Are Social e Meltwater, mostrou que cerca de 84% dos brasileiros já estão conectados. São mais de 180 milhões de internautas.

Redes sociais e e-commerce se destacam entre os canais mais impactados com o aumento no número de pessoas na rede, especialmente devido ao acesso à internet pelo celular. De acordo com o mesmo relatório, os brasileiros passam mais de cinco horas por dia online por meio de seus smartphones.

Com os brasileiros cada vez mais digitalizados, empresas e empreendedores que não forem encontrados por meio da internet perderão cada vez mais espaço, isso é um fato. Mas não é tão simples. Além de estarem na rede, é preciso que ofereçam ao público conteúdos relevantes e uma ótima experiência online.

Estratégias para atrair a atenção do seu público-alvo

O mesmo universo digital que tem potencial para viralizar um vídeo ou evento e atingir milhares de usuários em poucas horas é responsável por tornar curta a vida útil de uma boa estratégia.

Isso quer dizer que aquilo que você planejou e executou no ano passado possivelmente não terá o mesmo impacto agora – ou simplesmente não servirá mais. Entre as razões estão as rápidas mudanças no comportamento do consumidor, nos seus interesses e nas suas preferências, ainda mais com a enxurrada de informações diárias que a internet possibilita.

Não há dúvidas que as transformações no mercado estão acontecendo de forma cada vez mais acelerada e acompanhá-las exige dedicação, conhecimento e atualização constante sobre o que impacta o público que se deseja atingir.

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Separamos algumas tendências que podem te ajudar nessa jornada. Dá só uma olhada e veja se faz sentido para o seu negócio.

Inteligência Artificial

Ela é uma realidade. E é só questão de tempo para assumir cada vez mais protagonismo no nosso dia a dia. Aproveite o potencial das IAs generativas – como ChatGPT e Bard (do Google) – e outras para encontrar a solução que pode gerar benefícios para o seu negócio.

Desde identificar padrões, aprimorar e agilizar processos até coletar e entregar dados que viram informações valiosas para a tomada de decisão: tudo isso e muito mais é possível com a Inteligência Artificial. 

Fique de olho nas trends e assuntos do momento

O filme da Barbie, a Copa do Mundo de Futebol, o novo rei da Inglaterra, entre outros temas que já foram destaque em um determinado momento podem ajudar na atratividade do seu conteúdo digital. Aproveite os temas e hashtags em alta para, sempre que possível, linkar com a sua marca e atrair mais seguidores, curtidas, engajamento e, claro, clientes.

Influenciadores digitais

Antes que você diga que seu negócio não pode investir em um influenciador famoso, já adiantamos que não precisa ser assim. Busque influenciadores locais, que sejam conhecidos na sua cidade ou no seu nicho de mercado para entregar relevância e criar tendências para sua marca.

O Brasil é o segundo país com usuários que mais seguem influenciadores digitais no mundo (44,3%, de acordo com Hootsuite e We Are Social). Dados da Nielsen mostram que são mais de 10 milhões de digital influencers só no Instagram em nosso país. Bora encontrar um influenciador para chamar de seu?

Vídeos (curtos)

A tendência dos vídeos como ferramenta de comunicação não é novidade. A diferença é que as pessoas querem respostas cada vez mais rápidas. Os vídeos curtos vêm justamente para satisfazer essa necessidade, além de ajudar a aumentar a audiência, pois a mensagem se espalha mais rápido. Os vídeos longos ainda são válidos, especialmente se o seu público busca por conteúdos mais profundos.

Experiência do cliente

A customer experience, como também é chamada, busca entregar ao cliente a melhor experiência possível em todos os pontos de interação, ou seja, em todas a etapas do processo de compra – do pré ao pós-venda. Você sabia que 86% dos consumidores pagariam mais por uma experiência melhor?

Uma maneira de proporcionar excelentes experiências é conhecendo as preferências e necessidades de seus potenciais clientes. Para isso, busque tecnologias que entreguem dados sólidos para este fim. Outra forma é personalizar o atendimento. Parece clichê, mas é simples: ofereça um cupom de desconto na primeira compra, tenha programas de fidelização, chame seu cliente pelo nome (nos e-mails, mensagens de WhatsApp), ofereça múltiplos canais de atendimento e meios de pagamento.

A Idee Informação Corporativa é uma agência com expertise em assessoria de imprensa, conteúdo e comunicação interna. Trata a informação de sua empresa para qiue ela chegue ao público-alvo da melhor forma e pelo canal certo. São 20 anos de história, ajudando clientes de diversos segmentos a se posicionarem e entregarem suas mensagens de maneira clara.

Quer saber mais sobre o nosso trabalho? Fale com a gente por meio dos contatos em nosso site, blog ou no LinkedIn e saiba como podemos ajudar a sua marca.