5 benefícios da comunicação corporativa para as empresas

Por: Nayranna Noemia/ Idee Informação Corporativa

Comunicação Corporativa nas empresas Idee Comunicação
Boa comunicação interna é ponto em comum entre as empresas mais lucrativas.

Rádio peão: já ouviu falar desse termo? A expressão popular, utilizada para se referir a boatos e mensagens que – muitas vezes sem fundamento algum – circulam pelos corredores da empresa, ganhou força na década de 70, nas indústrias do ABC paulista. Embora o conceito já seja conhecido no ambiente de trabalho, nem todos têm consciência do impacto desastroso que a prática pode causar. Por isso, estabelecer uma comunicação corporativa eficiente é o melhor caminho para evitar que a falta de clareza e objetividade arranhem a cultura e a produtividade da organização.

A Comunicação Interna age diretamente na percepção que os colaboradores têm sobre o negócio e, consequentemente, no engajamento, produtividade e motivação voltada a resultados. Confira a seguir os principais benefícios de adotar a Comunicação Interna como canal claro, efetivo e consciente junto aos colaboradores

1) Fortalecimento da cultura organizacional

A cultura de uma empresa é formada por valores, propósitos, políticas internas, entre outros fatores que compõem a identidade do negócio. É importante que esses conceitos sejam propagados de forma coesa e estratégica, objetivando a identificação e o engajamento dos colaboradores. Quando os profissionais estão alinhados em uma mesma cultura, a execução de processos e o cumprimento das metas se tornam mais viáveis e orgânicos.

2) Bons resultados financeiros

Uma pesquisa feita pela consultoria Tower Watson com mais de 300 organizações do mundo concluiu que as empresas mais lucrativas têm um ponto em comum: a boa comunicação interna. Se trabalhada de forma clara e com estratégias bem definidas, ela traz consigo as consequências da alta performance e da produtividade da equipe. 

Além disso, a consistência da imagem da empresa compartilhada com todos os stakeholders contribui para a valorização da marca no mercado. 

3) Engajamento dos colaboradores

O nível de engajamento dos profissionais está atrelado ao “sentimento de pertencimento” que possuem a respeito da organização em que atuam. Para isso, a comunicação corporativa exerce o papel de incutir e propagar o propósito do negócio e a relevância de cada profissional que ali atua, bem como motivar e gerar comprometimento. 

A Comunicação Interna eficiente tem alcance, até mesmo, para agir sobre a qualidade de vida do colaborador no ambiente de trabalho.

4) Menor índice de turnover

A rotatividade dos profissionais pode ser mensurada pela média de saída de colaboradores (demissões voluntárias e involuntárias) em relação ao número médio de funcionários. Quanto mais alto o índice de turnover, maior é o custo da empresa para contratação de novos profissionais, impactando na produtividade da equipe e na qualidade dos resultados. A atração e a retenção de talentos são fundamentadas por fatores como:

  • Reputação da marca
  • Identificação dos colaboradores com a cultura da empresa
  • Solidez das informações disseminadas
  • Planos de carreira bem definidos
  • Feedbacks periódicos
  • Reconhecimento de resultados

5) Clima organizacional positivo

Qual a percepção dos colaboradores sobre o ambiente de trabalho? A resposta dessa questão revela a saudabilidade do clima organizacional. Com times formados por pessoas diversas, sabemos que a missão de agradar a todos é, certamente, impossível. No entanto, é responsabilidade geral, especialmente das lideranças, fomentar estratégias de comunicação que promovam o melhor relacionamento e alinhamento entre os colaboradores.

É válido destacar que a comunicação interna eficaz não se baseia apenas em boletins informativos, murais ou newsletters. Trata-se da combinação de ações que façam sentido dentro de um contexto empresarial específico. A forma que a mensagem é transmitida, assim como a linguagem e os canais utilizados, são tão relevantes quanto o próprio conteúdo. Neste caso, um planejamento completo para a área é o que faz toda a diferença! 

Quer saber mais sobre como implantar um plano de comunicação interna eficiente? Fale com a Idee Informação Corporativa!  Conte com a nossa equipe de especialistas para atender às necessidades de comunicação do seu time. 😉